NAVEGAÇÃO

Declaração periódica do IVA: Confira os valores no PHC CS

A declaração periódica do IVA existe como obrigação fiscal que deve ser cumprida por todos os sujeitos passivos de IVA relativo às operações durante um determinado período de tempo. Podendo este ser em regime mensal ou trimestral.

 

Com obrigatoriedade de entrega online no portal da Autoridade Tributária, prevista no artigo 29.º do Código do IVA, como meio de regularização, tem com o objetivo apurar o imposto a liquidar, a reportar ou a reembolsar. Devendo a declaração IVA conter toda a informação a respeito do IVA liquidado, das vendas e de todo o imposto dedutível suportado com a aquisição de bens e/ou serviços.

 

Contudo, e embora realizado por transmissão eletrónica, a entrega da declaração periódica do IVA ao Estado exige, às médias empresas com um volume de negócio e de bens transacionados considerável, tempo aos utilizadores para conferirem o preenchimento e submissão dos dados a declarar. Sendo que a entrega incorreta resultará no imposto apurado erradamente ao Estado.

 

Porém, existe um método fácil e rápido de calcular e visualizar detalhadamente os valores do IVA, possibilitando-lhe a conferência dos mesmos ao elaborar a declaração periódica. Um processo assertivo e pormenorizado que valida, em simultâneo, os valores e respetivos documentos de origem. Assegurando a correta entrega do valor do IVA em conformidade com as regras da AT e em concordância com os prazos fixados na lei. Evitando a penalização com coimas.

 

Saiba como PHC CS está a ajudar os utilizadores a conferir grandes volumes de dados.

 

IVA: Conferência de valores, facilitada

 

O preenchimento da declaração do IVA no PHC CS, e por sua vez, a conferência dos valores, atua como aliado operacional do seu negócio. Como solução para a gestão da contabilidade das médias empresas, disponibiliza aos utilizadores um meio para otimizar tarefas, reunindo todos os dados num único monitor.

 

Com o PHC CS, a conferência ao detalhe dos valores de IVA a apurar está facilitada. Com um único clique, o utilizador tem a possibilidade de selecionar cada detalhe ao preencher a declaração IVA, sendo capaz de navegar pelo detalhe do valor de forma a encontrar a sua fonte.

 

Com o intuito de proporcionar uma experiência similar à da aplicação de entrega da Autoridade Tributária, o PHC CS dispõe, através de uma interface otimizada com diferentes campos, o fácil preenchimento dos dados de uma forma interativa. Agregando funcionalidades que simplificam a gestão e agilizam as capacidades contabilísticas da sua empresa.

 

Ao completar a declaração periódica do IVA, após realizar o apuramento dos valores, passa a ser possível para o utilizador efetuar a conferência dos mesmos em cada campo com o apoio de um ícone de informação designado por [i]. Uma função que, ao clicar, abre uma nova janela com a lista dos documentos contabilísticos que contribuíram para o cálculo de cada célula. Permitindo a navegação para o documento contabilístico e para o documento de gestão, caso este esteja disponível. Viabilizando, inclusive, a visualização dos Anexos 40 e 41.

 

Um software de gestão pensado na digitalização da sua empresa.

 

Como software adaptável, o PHC CS apoia as empresas no cumprimento das suas obrigações legais sem esforço. Para além da gestão integrada, tem a capacidade única de se adaptar e configurar às necessidades do seu negócio. Atualizando-se às alterações legais de acordo com a legislação e taxas correntes. Atendendo a dúvidas dos utilizadores, entre elas, como calcular IVA sem saber as taxas em vigor. Questões usais pelos operadores contabilísticos das empresas que ainda dependem de encargos manuais.

 

Da conferência dos valores ao acesso à lista dos documentos contabilísticos, o software PHC CS realiza a emissão da sua declaração periódica do IVA em ambiente web, garantindo a autonomia necessária para executar esta responsabilidade a partir de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

 

Com informação totalmente integrada e sem a necessidade de configurações adicionais, por efeito de códigos e opções de apuramento já implementadas, a solução PHC CS rentabiliza as execuções diárias do seu negócio. Reduzindo custos, procedimentos manuais e potenciando a produtividade com o apoio da automação de processos por ação de um conjunto de funcionalidades avançadas.

 

É agora mais fácil respeitar os prazos das obrigações declarativas, adicionando rapidez ao preenchimento e produção da sua declaração periódica a partir de qualquer lugar e com a mesma experiência da AT.

 

Simples, rápido e intuitivo, ganhe apoio na realização de tarefas e na simplificação de processos.

 

Conheça como o Software PHC CS faz o processamento da declaração periódica do IVA.